1 de setembro de 2023
CSE realiza 1ª reunião após publicação de portaria sobre mormo
A 46ª reunião da Câmara Setorial de Equideocultura (CSE) aconteceu nesta quinta-feira (31/8), em Esteio (RS), durante a Expointer 2023. O encontro híbrido reuniu representantes do setor, de entidades, especialistas e pesquisadores que discutiram sobre os avanços para a cadeia produtiva com a portaria nº 593 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que trouxe novas diretrizes para prevenção, controle e erradicação do mormo em território nacional.
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, a mudança na portaria foi uma decisão acertada e correta do Mapa para todo o setor e cadeia produtiva. “É importantíssimo um pacto entre os poderes: a iniciativa privada, o poder público e a sociedade devem caminhar juntos. Precisamos ter uma luz clara no fim do túnel pra questão do mormo. O apelo que faço é que essa medida do Mapa seja um marco temporal para a pesquisa sobre a doença no país. Não vejo outra alternativa para esse desafio”, destaca Rossitto.
Em nota, o Ministério da Saúde confirmou que não há nenhum caso da doença registrado em humanos no Brasil, até o momento. O momo afeta principalmente equídeos e está na lista de doenças de notificação obrigatória da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O pesquisador e consultor da CSE, Dr. Carlos Nogueira, destacou que os dois casos suspeitos de mormo notificados após a publicação da portaria nº 593 foram descartados.